Iniciamos mais um ano letivo cheio de novidades..., todos os educadores que tem amor a profissao sonham e lutam por esta causa e fazem sucesso entre seus queridos alunos...





sábado, 5 de junho de 2010

ARTE E MATEMATICA


FAZENDO ARTE COM GEOMETRIA




O presente trabalho desenvolveu-se na Escola de Ensino Fundamental Freya Hoffmann Wettengel, com alunos de 8 série, tendo como objetivo principal introduzir conceitos geométricos no sentido de desenhar, medir, visualizar, comparar e transformar e classificar figuras geométricas.

As atividades geométricas proporcionam ao aluno o prazer de estudar de forma interessante.

Usamos a dobradura como forma de ensinar de forma prazerosa, inicialmente o aluno recortou vários quadrados em papel colorido e denominamos algumas formas geométricas, quadrado, retângulo triangulo.

Construção dos conceitos a partir da idéia do aluno e pesquisa em dicionário sobre os conceitos.

Após o aluno de posse de régua, transferidor, desenhou uma circusnsferencia seguindo as instruções do professor:

Desenhar uma circunferência de raio 10 cm, divida a circunferência em 36 partes iguais e enumere os pontos de 1 a 36. Após determinamos que um número seria representado por x como por exemplo x + 10. O ponto 1 será ligado ao 11, e assim sucessivamente ate completar todas as retas até encontrarmos o 36, quando o numero ultrapassar o 36 deveremos subtrair o mesmo, ex se n = 29, x + 10, 29 + 19 = 39, 39- 36 = 3, existira sempre uma seqüência de números.

X + 10 , 1 + 10 = 11, 11+ 10= 31, 31+ 10 = 41 , 41 – 36= 5 e assim sucessivamente ate fechar o circulo. Para cada resultado vamos unindo as retas. Os aluno criaram muitas outras possibilidades de formação de desenhos.