Iniciamos mais um ano letivo cheio de novidades..., todos os educadores que tem amor a profissao sonham e lutam por esta causa e fazem sucesso entre seus queridos alunos...





quinta-feira, 25 de abril de 2013

Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores das Escolas Públicas ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL FREYA HOFFMANN WETTENGEL PROJETO Viva Bem- Viva Feliz Viva sem Drogas Cursista: Aline Biensfeld Catia Marchesan Bortoloto Clarice Teresinha Bernardi Marchesan Eliane Sunti Justina Ines Marchesan Vizotto Terezinha Godinski Fiorini TUTORA CYTIAN VIEIRA RODRIGUES ENDEREÇO DA ESCOLA DISTRITO DE PRESIDENTE KENNEDY-COCNORDIA-SC 28 DE FEVEREIRO DE 2013 INTRODUÇÃO A inclusão do ser humano na sociedade e dado pelo conhecimento sua aprendizagem e que a escola é participante neste processo e a criança passa grande parte de sua vida na escola e nela faz uma serie de tarefas e estas tarefas devem ser executar o pensamento dos alunos despertando o desenvolvimento a curiosidade e a criatividade, cabe a família e a escola criarem oportunidades para que a criança possa exercer o pensamento, tornando-se assim, cidadão livre com capacidade de reflexão, de discernimento, atuante no mundo, explorando-o transformando-o e vivendo dignamente como ser humano que é. Precisamos sensibilizar as crianças com os problemas sociais e levá-las a buscar soluções, uma vez que prezamos pela melhoria de qualidade de vida e que o ser humano deve pensar globalmente. O uso das drogas tem variado muito significativamente ao longo dos tempos, adquirindo cada vez mais características próprias conforme épocas e locais. Assim cada realidade social e escola apresentam referencias muito diferenciadas de locais para locais. O papel da escola na formação dos individuo como cidadão que vai além de sua função de instrução, visto que ela atua também na construção das relações sociais proporcionada pela interação destes dentro do ambiente escolar. Assim, nota-se que a formação do sujeito autônomo, capaz de construir-se a si mesmo, deve ser estabelecida com base em situações reais que o indivíduo convive diariamente (ambientais, sociais, político). A escola possui atualmente 104 alunos regulamente matriculas no qual frequentam em dois turnos ( matutino e vespertino), das series iniciais e finais do ensino fundamental, sendo que 70% dos alunos utilizam transporte escolar devido a distancia entre Unidade Escolar e família.Outra característica importante da escola que o grupo de professores em sua maioria são efetivos e moram na comunidade. A escola passa ser uma referencia para a comunidade escolar, onde ela esta a disposição de auxiliar as famílias em qualquer dificuldade que possam encontrar. Por isso os alunos se sentem acolhidos pela escola, pois diante de algum problema com o aluno ou na família a escola oferece amparo legal. Na escola verificamos que não temos problemas de disciplina, problemas com drogadição, o aluno tem referência nas famílias, existe diálogo, são compressivos, confiam muito no que a escola desenvolve. De acordo com as discussões com o grupo de professores a escola tem parceria efetiva entre todos os membros da comunidade escolar, desenvolvendo atividades na rede interna e externa da escola. Mesmo assim, verificamos que o processo de efetivação do projeto de prevenção de uso de drogas na escola esta sendo implantado de forma gradativa. Uma das ações já desenvolvidas foi à revisão do Plano político Pedagógico da Escola, reformulando alguns artigos contidos nele; quanto ao corpo docente e discente da escola. A realidade atual da escola é o uso excessivo das bebidas alcoólicas por pais que diretamente influenciam os filhos, que desde cedo já tiveram contato direto com a mesma. Isso ocorre devido que a cultura da comunidade escolar esta relacionada ao comercio e consumo de bebida como: vinhos, bebida destilada. Sabe-se que as drogas licitas e ilícitas estão inseridas na sociedade de forma nítida, por enquanto em nossa unidade escolar e por ser zona rural, sabemos de caso na comunidade que não chega a influenciar na escola. Estamos já preparando professores e profissionais da escola par a lidar com estas situações. A escola é um ambiente onde ocorre a interação dos indivíduos em grupos desde a infância até a vida adulta. Essa interação é importante e fundamental no desenvolvimento humano e na construção de suas relações sociais. Todavia, os tipos de relação que ocorre no contexto escolar são de ampla complexidade que podem refletir problemas que surgem tanto dentro quanto fora do ambiente escolar, o qual tem que estar preparado para saber lhe dar com tais situações. Assim, um problema de grande relevância na sociedade e que vem refletindo no ambiente escolar é o problema das drogas, que entre muitos interferem no processo de ensino- aprendizagem. Destacamos que os adolescentes com fortes laços familiares envolvem-se menos com amigos íntimos usuários de drogas, do que aqueles cujas famílias não conversam entre seus membros e possuem exemplos negativos dos pais, que fumam, bebem e usam medicamentos de forma abusiva. A maneira como jovens e pais relaciona-se reflete no comportamento cotidiano e na vida de ambos. A proximidade ou distância, o diálogo, a presença ou ausência dos pais, a proibição ou a permissividade são fatores que influenciam os jovens na definição de sua escala de valores e formas de inserção social. Contrariando a visão recorrente sobre as relações familiares e os estereótipos que muitos professores explicitam em seus discursos, os jovens, em sua maioria, protegem os pais, afirmando que são ajudados e escutados por eles. A opinião sobre a convivência familiar varia desde a atenção e o diálogo, às brigas, aos conflitos e à desvalorização, refletindo a diversidade de interações que ocorre entre pais e filhos. O trabalho proposto pela nossa escola a respeito de ações de prevenção, esta relacionado a tudo o que pode ser feito para evitar, impedir, retardar, reduzir, ou minimizar o uso indevido, abusivo, dependência e os prejuízos relacionados ao uso abusivo e indevido de álcool ou outras drogas. Para tanto se faz necessário investir na diversificação do trabalho e em metodologias básicas num programa de prevenção. Levando em conta a dimensão emocional, oferecendo aos educados opções culturais, que permitam canalizar as emoções que habitam cada individuo para se contrapor a intensidade das emoções que a droga propícia. Favorecendo ao individuo a participação de atividades culturais, esportivas, no qual desenvolve as expressões artísticas e culturais. No qual respaldamos ideias contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais, referentes a Prevenção no qual os temas interdisciplinares define. Não se pode mais pensar em Educação com a simples visão reducionalista de ensinar a ler e escrever e tão somente com o vislumbre da formação profissional. Mais que isso, a escola precisa se comprometer com a cidadania formando seres humanos plenos e pensantes que certamente terão maiores oportunidades na vida dos tempos modernos. Nessa visão, a escola deve criar estratégias que possam envolver toda a sociedade no enfrentamento coletivo dos problemas relacionados ao consumo de drogas Os professores estão preocupados com esse problema, mas pela correria diária eles não têm tempo para organizar uma proposta que envolva ações planejadas e bem estruturadas para tratar dessa questão tão preocupante. Assim, esta surgindo nas escolas, atividades e/ou projetos antidrogas, para oferecer subsídios teóricos e práticos para auxiliar significativamente aos educadores nos seus esforços, que possam reduzir e prevenir os danos à saúde e à vida, bem como as situações de violência e criminalidade associadas ao uso prejudicial de drogas em nossa comunidade. PORQUE FALARMOS SOBRE DROGAS? Por que este é um tema atual, muito discutido em nossa sociedade e que interfere, diretamente ou indiretamente, na qualidade de vida de todos nós. A instituição educacional como um todo deve ajudar seus membros (educadores, familiares e jovens) a desenvolverem espírito critico, discutindo as drogas em nossa sociedade, bem como a relação deles com as mesmas. A escola é um lugar privilegiado para a realização de atividades preventivas, porque congrega as crianças e os jovens, é um lugar confiável, estimula o saber e o conhecimento e possibilita a construção de valores. É, antes de tudo, educar crianças e jovens a buscarem e desenvolverem sua identidade e subjetividade, promover e integrar a educação cognitiva e emocional, incentivar a cidadania e a responsabilidade social, bem como garantir que eles incorporem hábitos saudáveis no seu cotidiano. As drogas estão no nosso cotidiano, mesmo no das pessoas que não fazem uso, uma vez que as drogas aparecem nas noticias de jornal, nos nossos relacionamentos sociais, no cinema, nas propagandas, etc. por estarmos próximos demais das drogas, geralmente não conseguimos encará-las sem os preconceitos que comumente as acompanha. De acordo com AQUINO ( 1998 ) destaca que a prevenção – significa chegar antes, pois, sempre que prevenimos, prevenimos alguma coisa, neste caso, o uso de drogas. As ações têm como objetivo fornecer informações e educar os jovens a adotarem hábitos saudáveis e protetores em suas vidas. Educação compartilhada entre escola e família valores familiar e exemplos. Promover atividades para os pais, que favoreçam o acesso a informações sobre drogas. Mas existem fatores de riscos que podem estar presentes em todas as esferas da vida, desde o próprio individuo ate os demais espaços de convivência social. A combinação de risco, nestes diversos níveis pode tornar uma pessoa mais ou menos venerável pra fazer o uso das drogas. Analisando também que pode-se identificar fatores de proteção que devem ser compreendidos na realidade das pessoas envolvidas, pois o que representa risco para uma pessoa pode representar proteção para outra, ou seja uma adolescente que convive com usuário de droga pode decidir por si mesmo, ou se aproximar ou se distanciar . Em se tratando de fatores de proteção, isto é, aqueles fatores que inibem ou impedem que os jovens venham a ter acesso ao mundo das drogas, é importante que sejam citados: Família ,Escola ,Religiosidade familiar .A omissão da família também é vista como problemática pelo corpo técnico-pedagógico da escola. O fato de os pais passarem cada vez menos tempo com seus filhos, em função da concorrência do mercado de trabalho e das necessidades de sobrevivência, o tempo livre para o diálogo torna-se limitado: “Existe uma ausência muito grande dos pais, até pela luta pela sobrevivência, pelas dificuldades de conseguir emprego. Às vezes, a intenção é muito boa, mas não existe a possibilidade de conversar”. Adolescentes com compromissos educacionais importantes, que se dedicam à escola de forma correta, que cumprem suas obrigações e tarefas escolares, não se envolvem com o consumo de bebidas, tabaco e outras formas de agressão. A autoestima formada por um adolescente desde cedo, com o auxílio de sua família e dos seus pais , é um sentimento positivo de segurança e de bem-estar de todas as pessoas, e logicamente dos jovens. Estes quando possuem autoestima normal, lidam melhor com as pressões dos amigos e de seus grupos sociais, para não se envolverem em ações comprometedoras de seus futuros, como o uso de drogas. No entanto, se, mesmo assim, experimentam drogas, possuem maior capacidade de parar com o uso, caso realmente se proponham a tanto. A presença cumulativa de fatores de proteção, em muito favorece a manutenção e níveis reduzidos de uso de drogas pelos adolescentes. Outra conclusão significativa à qual chegamos a fatores de risco e de proteção ao uso de drogas é que se estes fatores acontecerem em certos períodos da vida dos jovens, a exemplo da passagem da infância para a adolescência, o jovem corre riscos menores de uso de drogas. OBJETIVOS GERAIS Incentivar, por meio de linguagem visual ou musical uma reflexão sobre a prevenção ao uso de drogas, afirmando que a vida é um dom único, valioso e preciso de cada um e que devemos dar prioridade a uma qualidade de vida com direito a ser construído invidualmente por cada um. Promover através da arte, como musica, desenho, dança, teatro, leitura os diversos problemas relacionados ao uso de substancias psicoativas e suas diversas implicações familiares, sociais, escolares. OBJETIVOS ESPECIFICOS -Redescobrir o valor e o sentido da vida através de oficinas de bem estar e valorização pessoal. - Reconhecer e valorizar a historia pessoal de cada individuo participante das atividades. - Despertar através de imagens a reflexão e a beleza da vida, evitando atitudes de violência que denigrem a pessoa humana. - Desenvolver as habilidades individual de cada individuo através da dança, musica e do teatro. - Promover o interesse da comunidade a participara das oficinas na escola sobre a valorização do ser humano. - Incentivar aos alunos a adoção de posturas e hábitos que valorizem uma vida saudável, seja em casa, seja na Escola, e por onde eles forem. - Melhorar a qualidade do ensino, reduzindo os problemas dentro e fora da Escola; - Oferecer atividades voltadas para o desenvolvimento integral da criança e do adolescente, estimulando o aprendizado e o desenvolvimento de atitudes sociais positivas, tais como: disciplina, hierarquia, respeito ao próximo, ética, cooperação mútua, amizade, cidadania, entre outras. - Despertar nas crianças, pré-adolescentes e adolescentes o reconhecimento de valores positivos associados à família, à vida espiritual, aos estudos escolares, ao trabalho profissional, à saúde física e mental, ao respeito ao patrimônio público, às pessoas de modo geral, e às leis e demais normas. METODOLOGIA A escola é um espaço colaborativo, onde se desenvolve atividades voltadas ao bem estar social de nossos alunos. Para isto desenvolveu-se atividades voltadas à prevenção do uso de drogas. Inicialmente elaborou-se estudo sobre uma proposta pedagógica que venha ao encontro da realidade social aonde nossa escola esta inserida. Sendo que desenvolvemos atividades como: - Palestra sobre “ Drogas”, com o slogan “ não use drogas, use inteligência”, através de uma ONG, patrocinado por um Grupo Voluntario de Prevenção do uso de Drogas. (anexo 1) - Desenvolveu-se um plano de ação através da leitura do livro TOSCO do autor GILBERTO MATTJE ( anexo 2 ) - Oficinas de auto estima ( anexo 3) - Elaboração de vídeos informativos pelos alunos. - Apresentação de teatros e parodias. - Elaboração de painéis informativos. CRONOGRAMA CRONOGRAMA 2 BIMESTRE-2012 3 BIMESTRE-2012 4 BIMESTRE-2012 1 BIMESTRE-2013 2 BIMESTRE-2013 1.Leitura sobre o assunto x x x 2. Analise e discussão do assunto com os professores x x 3. Elaboração das atividades a serem desenvolvidas x x x 4. Aplicação das oficinas x x x 5. Palestras x x 6.Atividades diversificadas x x x 7. Avaliação x REFERENCIA BIBLIOGRAFICA AQUINO, Julio Groppa ( org.) Drogas na Escola: alternativas, teóricas e praticas. São Paulo: Summus, 1998 ARATANGY, Lidia Rosemberg. Desfio de Convivência- Pais e Filhos.São Paulo: Gente, 1998 BOUER, Jairo, Álcool, cigarro e drogas. São Paulo: Panda, 2004 BRASIL, Ministério da Saúde. Drogas , AIDS e sociedade, Brasília, 1995 FREITAS, Luis Alberto Pinheiro, Adolescência, família e Drogas: a função paterna e a questão de limites, Rio de Janeiro: Maud, 2002. JACOBINA, Ronaldo Pinheiro; NERY FILHO, Antonio, Salvador. Conversando sobre Drogas. Salvador: Edufa,1999 PINSKI, Ilana; BESSA, Marco Antonio (orgs), Adolescência e Drogas. São Paulo: Contexto, 2004 Anexo 1 http://www.stopdrogas.com.br/quem-somos Stop Drogas - Serviço Voluntário de Prevencão ao Uso de Drogas Declarado de Utilidade Pública através da Lei Municipal no 3.047 de 29 de Abril de 1998. Publicado no D.O da cidade de Contagem/MG em 02 de maio de 1998. É uma organização Não Governamental (ONG), que há 23 anos promove palestras e campanhas de prevenção ao uso indevido de drogas, junto a rede escolar. Por se tratar de um grupo totalmente independente, ou seja, sem vínculos de nenhuma espécie política e/ou religiosa, todo e qualquer provento para cobrir despesas de manutenção, provêm de contribuições avulsas, doações de empresa e entidade de classe, em troca de nosso material promocional: adesivos, chaveiros, camisetas, bonés, cartilhas, etc;Também adquiridos voluntariamente pelo público incentivador do nosso trabalho. ANEXO 2 Leitura do Livro Tosco Cada aluno recebeu um livro do Tosco e determinamos um período para que fosse feito a leitura do livro ( 01 mês ). A escola realizou a leitura dos livros o 6,7 e 8 anos. Em reunião pedagógica cada professor em sua disciplina desenvolveu atividades com os alunos. _ Produção textual e em vídeo sobre a releitura do livro. - Releitura da obra os Retirantes de Candido Portinari - Baú de fotografias - Teatro e parodias - Jornalzinho da escola ANEXO 3 Oficina de auto estima Em sala de aula trabalhou-se oficinas de auto estima através de técnicas como: - Técnica do barbante - Técnica do balão - Técnica do desenho na coletividade - Técnica do desenho do corpo humano em partes. - Técnica da fotografia: Alem de extrair da internet : http://www.comofazertudo.com.br/fam%C3%ADlia-e-relacionamento/atividades-de-autoestima-para-crian%C3%A7-aumento-da-confian%C3%A7-divertido O jogo do Elogio: 1. Este jogo é bom para quando você tem um grupo de crianças, especialmente se eles tendem a ter uma série de conflitos de personalidade. Dê a cada criança um pedaço de papel. Peça-lhe para separá-los em partes - um para cada criança no grupo. Em cada pedaço de papel, ela deve escrever o nome da criança e a lista de todas as características positivas que se pode pensar sobre a criança. Tente manter o foco em características de personalidade e comportamentos, e não nos atributos físicos. 2. Quando cada criança tenha concluído suas listas, eles devem colocar todas em uma caixa. Um adulto do grupo pode ler em voz alta todos os comentários positivos sobre cada criança. As crianças geralmente ficam muito admiradas com as boas coisas que são ditas sobre elas. 3. Se as crianças gostarem, elas podem manter as suas listas em uma pasta ou um caderno. Então, quando estiverem se sentindo um pouco para baixo sobre si mesmas, poderão ler sobre o quanto outras pessoas pensam que são maravilhosas, e isso vai ajudar na construção da autoconfiança. Aqui estão alguns outros passos a seguir na construção da autoestima do seu filho: 1. Relembre seu filho com freqüência de que você o ama incondicionalmente. 2. Dê um modelo de autoimagem positiva. Não critique a si mesmo ou a outros quando ele estiver presente. 3. Deixe-o participar de atividades onde possa se sobressair. 4. Se ele está lutando com uma tarefa, forneça-lhe os recursos necessários para fazê-la. 5. Ensine-lhe que a perfeição não é uma meta realista, mas a melhoria sim. 6. Ensine-lhe que o fracasso é inevitável, mas ele é forte o suficiente para suportá-lo. 7. Forneça-lhe muitas experiências novas, para que ele ganhe confiança em sua capacidade de enfrentá-las. A autoestima começa a se desenvolver em uma idade muito precoce. Ao dar a seu filho o melhor começo possível com esses reforços da confiança, e as atividades de autoestima, você dará a ele um presente que ele poderá levar consigo para o resto de sua vida. WWW.bancodeatividades.blogspot.com